Evento teve renda revertida a instituições assistenciais da cidade
A edição de 2025 da Queima do Alho foi realizada neste sábado (12), no Expominas Araxá, com lotação máxima de público. Os ingressos se esgotaram ainda na sexta-feira (11), mantendo uma tradição deste evento que une gastronomia rural, cultura regional e solidariedade.
Com o retorno ao Expominas, a estrutura deste ano ofereceu mais espaço e conforto, além de uma área kids e programação musical com 16 atrações regionais. “Nós montamos um espaço do tamanho da causa. A causa é nobre e justa. Já é o sétimo ano que realizamos a Queima do Alho para trazer recursos para essas entidades que tanto fazem por nós aqui de Araxá, e acho que nada mais justo do que a gente todo ano buscar melhorar”, afirmou Luciano Rios, organizador do evento.
O evento marcou oficialmente a abertura do calendário do Araxá Rodeio Show. Além das atrações musicais, um dos principais destaques desta edição foi a participação de seis comitivas tropeiras, que prepararam pratos típicos da culinária caipira e doces artesanais.
As comitivas participantes apresentaram pratos tradicionais como feijão tropeiro, arroz carreteiro, paçoca de carne e porco no tacho. Entre os destaques estava a costela de fogo de chão, especialidade da comitiva Firma na Traia, assada por cerca de oito horas. A comitiva Rosa de Ouro chamou a atenção pela variedade de sobremesas caseiras, um diferencial da edição. Foram preparados doces como ambrosia, arroz doce, goiabada, doce de leite com rapadura e bolo de pamonha assado na palha. “É uma enorme gratidão estar aqui. Preparamos um cardápio que atravessou mais de três gerações para agradar ao público da Queima do Alho e contribuir com essa festa bonita”, afirmou Flávio Marcos da Silva.
A comitiva Chão Mineiro trouxe a tradicional paella, o torresmo e a almôndega. Destaque ainda para a união das Comitivas Edidany Barbosa, Porto Real e Amigos da Cozinha no preparo do feijão tropeiro, farofa, arroz carreteiro e feijão gordo. “É muito amor que a gente coloca em tudo que preparamos”, completou Edidany Barbosa.
Quem participou do evento diz que ficou surpreso com o novo espaço e com o que encontrou. “Valeu muito a pena ter ido. Ficamos muito satisfeitas com os pratos, em especial comemos muita costela e doces. Ano que vem estaremos de volta”, comentou a empresária Vânia Silva.
A renda da Queima do Alho será destinada este ano a seis instituições assistenciais de Araxá: SOS, Ampara, Casa de Acolhimento São Francisco de Assis, Lar Ebenézer, Recanto do Idoso São Vicente de Paulo e Obras Assistenciais Jesus Te Ama.